Moradores de um município da região metropolitana de Belo Horizonte sofrem com o avanço da violência. Um levantamento da Secretaria de Estado de Defesa Social revela que entre as cidades que tem mais de cem mil habitantes, Betim é a que apresentou o maior crescimento no número de homicídios no período entre janeiro e setembro do ano passado.
Em Uberlândia, de janeiro a setembro do ano passado, o índice cresceu 2,8% em relação ao mesmo período de 2007. Em Uberaba, 9%. Em Betim, o índice foi de 52% . Os registros deste ano também não são animadores: em janeiro, o número de assassinatos dobrou na comparação com o primeiro mês do ano passado.
Nesta semana, um crime mudou a rotina da cidade. Um homem, que segundo a polícia era um traficante, foi morto, na noite de terça-feira, no pátio de uma escola no bairro PTB, com 15 tiros. Nessa quarta, as ruas ficaram quase desertas. O comércio totalmente fechado; no posto de saúde, poucos pacientes apareceram. Movimento, só dos carros da Polícia Militar.
De acordo com o tenente coronel Leandro Battoni, o local onde aconteceu o assassinato do traficante tem o menor índice de criminalidade de Betim. Ainda segundo a polícia, foi o primeiro homicídio registrado no ano na região do PTB.
- As escolas possuem segurança, mas, como aconteceu o fato, realmente será feito um reforço em toda a região, disse Battoni.
Ontem, sociedade civil, igreja, polícias e políticos se reuniram em um seminário para discutir soluções. Para a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, quando se chega neste ponto de violência é porque faltaram políticas públicas, faltou decisão de encaminhamento de ações na área de assistência social, na área de juventude.
A Secretaria de Estado de Defesa Social anunciou novas estratégias para reduzir o índice de homicídios.
- Nós redefinimos com a Polícia Civil todo o desenho e distribuição do seu efetivo. A Delegacia Especializada em Homicídios se instalou com um delegado especializado, com áreas específicas de ação em Betim. O núcleo do Fica Vivo vem para mais uma área da cidade, no Citrolândia. A Polícia Militar tem aumentado também seu efetivo ao longo dos últimos dois anos, afirmou o secretário estadual, Maurício Campos.
O delegado Wagner Sales informou sobre a realização de rondas em áreas consideradas violentas:
- Nós estamos implementando uma nova sistemática de trabalho. Estamos lançando nos finais de semana, nos horários em que ocorrem maior número de homicídios ou que ocorreram em um passado recente, uma ronda em conjunto com a PM e um grupo de resposta rápido da Polícia Civil, com incursões nesses locais, falou o delegado Wagner Sales.
As ações dão esperança para quem quer voltar a viver em Betim, sem medo. "
Esta matéria foi retirada do seguinte endereço:
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1029776-9077,00.html
Mediante estas informações nos somos confrontados sobre nossa posição na sociedade em que vivemos, Jesus disse que somos sal da terra, aplicando esta palavra nós seriamos responsaveis pela manutenção do mundo, o sal servia como nossa geladeira de hoje, para que não apodrecesse tanto, mas ao que parece aqui em betim estamos em falta neste aspecto, pois da mesma forma que temos estas informações tão ruins sobre o aumento da violencia temos tambem noticias sobre o crescimento da comunidade evangelica; e muitos evangelicos se sentem orgulhosos da força que temos na cidade, temos um bom numero de evangelicos na cidade, temos momentos exclusivo com a recem criada expor cristã e antes a antiga feira gospel e o betim rural gospel, temos muita influencia até mesmo na politica, mas tudo isto não tem demonstrado de forma pratica a nossa espiritualidade. Uma vez que espitirualidade é aquilo que produz algo de forma pratica na sociedade.
Pense sobre isso o que voce tem feito de forma pratica na sociedade, como tem sido sua condulta como sal da terra, o mei que vc viver tem sido conservado ou está apodrecendo.
Que Deus nos abençoe nesta caminhada!
Pr. Flaviano Pinto.
0 comentários:
Postar um comentário